Clogged artery and atherosclerosis disease medical concept with a three dimensional human artery with blood cells that is blocked by plaque buildup of cholesterol as a symbol of arteriosclerotic vascular diseases.

Estresse oxidativo e aterosclerose

A aterosclerose (doença que acarreta a formação de placas que obstruem as artérias) deve ser vista como uma doença crônica inflamatória caracterizada pelo acúmulo de células inflamatórias associadas e lipídios nas paredes de artérias. A patogênese da doença envolve a sinalização de caminhos inflamatórios, expressão de citocinas/quimiocinas além do aumento do estresse oxidativo.

O estresse oxidativo induzido pela geração de espécies de oxigênio reativo em excesso representa o mecanismo final e crítico da aterosclerose. As moléculas oxidadas desempenham um papel crítico na regularização de várias funções celulares e processos biológicos. Apesar de essenciais para a homeostase vascular, o aumento do estresse oxidativo é um dos mecanismos que leva às lesões vasculares. Anti-oxidantes endógenos funcionam como indicadores para evitar essas consequências indesejadas das moléculas.

Neste artigo de revisão recente, pesquisadores discutem o papel das espécies reativas e os mecanismos anti-oxidantes no desenvolvimento e progressão de aterosclerose, o papel do LDL pequeno e denso e destacam o potencial das terapias anti-oxidantes relevantes para o combate desta doença.

Pesquisas realizadas nas últimas décadas levou à identificação de diversos sistemas relacionados ao estresse oxidativo. Tratamentos convencionais empregados para tratar a doença como AAS, estatinas, dentre outros exercem efeitos anti-oxidantes pleiotrópicos (quando um gene é responsável pelas características manifestadas). Existem pesquisas em andamento para identificar novas modalidades terapêuticas para atacar diretamente esse processo.

Mas o que acarreta ou se relaciona a esse estresse oxidativo? São vários fatores e situações, dentre elas:

Tabagismo
Diabetes não controlado
Dieta inflamatória com ultra processados
Insônia ou má qualidade de sono
Hábitos de vida que levam ao aumento do processo inflamatório sistêmico

Vamos investir em melhores hábitos de vida?

Tags: No tags

Adicionar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *