pilha-de-capsula-azul-rosa-com-granulos-em-pilulas-laterais_33867-1118

O que são remédios para afinar o sangue?

Algum dia um médico lhe falou que um tal remédio era para “afinar”o sangue? Você sabe o que é isso?

“Afinar” o sangue é um termo popular, não tão correto, mas de fácil entendimento, que quer dizer que o sangue está menos coagulável.

Quando, por exemplo, você tem um corte na pele e apresenta sangramento, 2 principais componentes do seu sangue entram em ação para estancar aquele sangramento:

🔴 as PLAQUETAS e
⚪ os fatores da COAGULAÇÃO.

Em diversas doenças da cardiologia esses 2 componentes podem estar ativos demais e ocasionarem a formação de coágulos espontaneamente, sem que haja “cortes internos”

Exemplos de doenças:
Infarto do miocárdio – coágulo nas artérias do coração AVC isquêmico – coágulo nas artérias cerebrais

Fibrilação atrial – coágulo dentro do coração

Embolia pulmonar – coágulo nas artérias dos pulmões Percebeu a importância disso para o cardiologista?

Precisamos inibir a atividade desses 2 componentes em muitas doenças.

Aí que entram os medicamentos para “afinar” o sangue que são principalmente 2 classes:

🔴ANTIPLAQUETÁRIOS e
⚪ANTICOAGULANTES

Exemplos de medicamentos via oral

🔴ANTIPLAQUETÁRIOS: AAS (aspirina ou ácido acetilsalicílico), clopidogrel, ticagrelor, prasugrel

⚪ANTICOAGULANTES: varfarina (marevan), dabigatrana, rivaroxabana, apixabana, edoxabana.

Possuem indicações diversas e são peças-chave no tratamento de muitas doenças quando existe um risco grande de formação de coágulo ou o coágulo já foi formado e precisa ser tratado.

Tags: No tags

Adicionar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *